domingo, 10 de abril de 2016

UM POUCO SOBRE CHILD OF LIGHT


Child Of Light é um RPG feito para que qualquer pessoa pudesse jogar. O jogo em si é extremamente fácil, principalmente para quem já jogou algum outro RPG clássico. Porém a dificuldade casual desse jogo não deixa de tornar ele um pouco desafiador em certos momentos. Contendo o idioma PT-BR, torna-se muito mais vantajoso dar uma chance para esse game.


UMA OBRA



A beleza gráfica de Child Of Light é uma arte, até parece que quem desenhou os cenários foi algum artista de séculos passados, é algo que pode se ficar horas admirando enquanto explora os locais do jogo.

Sua trilha sonora também é extremamente bonita, combinando demais com a temática do jogo, sendo relativamente e tranquila uma boa parte do tempo. 
Os diálogos no jogo são ditos em forma poema, com rimas muito criativas e bem colocadas em seus diálogos, fazendo com que seja extremamente fácil a compreensão da estória e das quest's. Há poesias até nos raros momentos em que há o áudio da narrativa da estória do jogo. 


UM RPG PARA TODOS


Mesmo que Child Of Light seja considerado uma arte pela seus lindos traços artísticos e sua trilha sonora fantástica, não podemos esquecer que ele é um tipo de RPG voltado à todos os tipos de pessoas, para que mesmo quem nunca tenha pegado e jogado um Final Fantasy da vida consiga progredir sem muito sofrimento nessa aventura. 
O que torna ele simples são os fatos de :

- Não haver uma boa exploração de mapa, que pelo fato do jogo ser 2D acaba limitando sua exploração em relação a outros títulos, porém não deixa de ser um pouco grande; 
- Não haver uma moeda para comprar equipamentos e nem como obter equipamentos diferentes, somente colocar ou trocar algumas Oculis (tipo de jóias mágicas) que aumentam alguns status em seus equipamentos padrões e pronto;
- São muito poucas as quest's que não são obrigatórias fazer para seguir à frente no jogo;
- Não ser possível ficar upando os personagens para melhorar seus respectivos status e habilidades, ou seja, é possível upar, porém a quantidade de inimigos no cenário é finita, depois que você vencer eles não haverá mais como upar por ali, fazendo com que você tenha um limite de níveis para conseguir (Algo que deverá chatear fãs daqueles RPG's que faziam a gente ficar upando por horas e mais horas para alcançar um provável nível 99).


FORMANDO SEU GRUPO


Como eu havia dito logo acima, o jogo contém muitas poucas quest's que não são obrigatórias para continuar seu rumo, porém não deixa de ser interessante faze-las e conhecer um pouco mais o universo fantasioso do game, além de que a maioria delas te 'dará como prêmio' um novo integrante ao seu grupo, que seria o personagem que você ajudou, então eles resolvem se juntar à você em sua aventura, e na maioria das vezes são de grande ajuda. Porém nem todos eles vão te ajudar muito nas batalhas, sendo bom equilibrar, escolhendo bem os 2 que vão participar das batalhas.


SISTEMA DE BATALHA


Quando você está vagando pelas paisagens do jogo e avista uma criatura caminhando, é de sua escolha batalhar com ela. Há 3 formas de iniciar uma batalha :

- Chegando por trás do inimigo, na qual você começará a batalha com uma vantagem na linha de tempo;
- Batendo frente a frente com o inimigo, na qual ninguém terá vantagem;
- Permitindo ser atacado em pleno mundo aberto, na qual o seu inimigo começará a batalha com vantagem na linha tempo.

"O que é essa linha de tempo?", simples! É uma linha de tempo que fica na parte de inferior da tela, mostrando uma foto dos personagens que estão na luta e que deverão percorrer ela para fazer a devida ação selecionada. 

A linha de tempo é dividia em duas partes, sendo elas "ESPERAR" e "ATO", quando a foto de um de seus personagens chegar na divisão entre "ESPERAR" e "ATO", você irá escolher a sua ação, e após você escolher sua ação e o personagem finalizar o "ATO", chegando ao final da linha de tempo, o personagem fará a devida ação. Porém se ele for atacado após você ter escolhido a ação e não ter chegado ao fim da linha, a ação será interrompida, fazendo com que você volte uma parte da linha de tempo. Sem esquecer também, que cada ação que você escolher, poderá demorar mais ou demorar menos para que seja executada, por exemplo : Você quer executar uma ação na qual irá acertar todos os inimigos, então irá demorar muito mais que o normal para prosseguir na linha "ATO". 
Há também o Igniculus, que é mais conhecido como "vagalume". Ele seria seu terceiro personagem ao meio de uma batalha, pois você só pode entrar com 2 personagens. Igniculus não utiliza a linha de tempo para fazer alguma ação, e ele é super importante para as batalhas mais difíceis, pois ele pode : 

- Atrasar o decorrer do inimigo na linha de tempo;
- Restaurar HP dos aliados;
- Mexer em algumas plantas que soltam HP, MP e energia para Igniculus continuar atrasando os inimigos;
- E fora das lutas ele consegue alcançar baús escondidos, interruptores, etc.

Igniculus pode ser controlado pelo Analógico direito de um joystick e pelo Mouse de um computador. Para fazer ele brilhar e atras os inimigos/restaurar HP dos aliados basta apertar LT no XBOX 360, L2 no Playstation 3 ou o Botão direito do Mouse no PC.


OUTROS


- A versão do PC vem com o UPLAY, algo que não é tão agradável, principalmente para quem usa STEAM, pois mesmo depois que você compra ele, ainda teria que baixar o jogo que já vem com o UPLAY, e depois ativar uma chave de produto que a própria STEAM te notifica que deverá utilizar, mas para pessoas com pouco conhecimento pode ser um desastre achar onde ativar na UPLAY.
- A duração de gameplay pode durar por volta de 10 horas, sendo que após finalizar o jogo haverá o New Game +, que você inicia o jogo tudo de novo, porém com os mesmos níveis e Oculis de quando você finalizou.
- Mesmo parecendo ser um jogo que qualquer computador irá rodar, alguns computadores sem placa de vídeo podem apresentar desempenho baixo.


Link para a página de compra (R$34,99) : Clique aqui



UM POUCO SOBRE FABLE - THE LOST CHAPTERS



Fable - The Lost Chapters é um daqueles jogos RPG que muitos acontecimentos podem ser baseados em decisões feitas pelo jogador, aquele tipo de jogo que seu personagem jamais falará algo sem que você escolha uma resposta ao diálogo que esteja acontecendo (Igual Chrono Trigger, Fallout 3...).
Fable - The Lost Chapters é um dos melhores jogos que já joguei! É um jogo que dá gosto de explorar todos os cantos do seu mapa, buscar todos seus segredos que podem acabar te levando à algum item que irá lhe auxiliar durante sua aventura. Com um sistema de upar bem diferente do que eu já vi.


REPUTAÇÃO


Em Fable - The Lost Chapters, podemos ser conhecidos como um herói ou como um vilão, depende muito de suas escolhas e suas atitudes ao longo de sua aventura.
Se você salvar pessoas que estão sendo atacadas por bandidos ou criaturas, logo você ganhará reputação positiva, e se sua ação de herói for vista por outras pessoas, aumentará ainda mais sua reputação, e assim vai, confo
rme você for fazendo o bem, sua reputação estará cada vez melhor. Quanto mais conhecido você for, mais as mulheres vão gostar de você e sentir atração, basta você escolher se vai querer ter um relacionamento com tal mulher, lembrando que para se casar você primeiro precisará ter uma casa.
Caso você for uma pessoa ruim, provavelmente você será caçado e temido dependendo de onde você estiver.


DETALHES


O tempo passa durante o jogo, vária do dia para a noite em questão de minutos, e conforme o tempo passa, você pode ver pessoas indo para suas casas após o trabalho, e quando amanhece você pode ver pessoas indo trabalhar.
Caso você entrar na casa de alguém durante a noite, você poderá ver os moradores da residência dormindo (Caso não acordarem com o arrombamento da porta), porém se essas pessoas acordarem quando você estiver na residência deles, dependerá muito de sua REPUTAÇÃO para eles decidirem se vão alertar os guardas ou não. Se você for conhecido positivamente, é provável que ao invadir uma residência, as pessoas te aplaudam sem problemas e que deixem você furtar os itens que estiver no local. Porém se você for pouco conhecido ou tiver uma reputação negativa, terá que eliminar a testemunha antes que algum guarda seja alertado por ela.

Você também envelhece durante o tempo, possuirá barba e cabelos brancos longos. Mas é possível fazer a barba ou cortar o cabelo para que não fique um pouco feio.
Já existirá alguns estilos de cabelo que você poderá cortar por padrão do jogo, porém você pode desbloquear outros cortes comprando de comerciantes ou fazendo as quests's escondidas por aí, nas quais alguém te dará um quadro com uma foto de um corte de cabelo, que você mostraria para o cabeleireiro pra que ele faça tal corte. Mesma coisa com a barba e tatuagem.

Há livros que você pode ler o um resumo do que está escrito dentro dele, sendo alguns com informações um pouco importantes, nada que mudará seu rumo.

O jogo é Mundo aberto, porém não pense que você vai poder escalar montanhas, ou algo do tipo. O mapa do jogo é mais ou menos assim : Um campo pequeno, onde há 3 caminhos para seguir, tal caminho leva para uma cidade, outro para uma floresta, etc. Você não poderá desviar dos caminhos para explorar as regiões mais escondidas, porém o jogo não se torna tão linear assim, porém isso faz com que o mapa seja um tanto quanto menor do que o esperado, mas nada que desanime de jogar.

As lojas têm seu estoque de produtos, ou seja, se você comprar tudo que eles têm, terá que esperar algum tempo para que seja reposto o estoque. Talvez a reposição de estoque leve mais de um dia no jogo.
Caso um determinado item esteja com pouco estoque ou a reposição dele seja 'difícil', ele terá um custo maior dependendo do vendedor, sendo que outros vendedores podem fazer preços bem melhores em outras lojas. Caso você vender algum determinado item para o comerciante, ele colocará a venda em seguida.
É possível também furtar os produtos que estiverem expostos para você. Se o dono da loja for morto por algum motivo, a loja dele será colocada a venda logo em seguida.

DICA : Existem 'Portas do demônio', que se você fizer o que elas pedem, você poderá atravessa-las e pegar os itens que há dentro delas.


MÉTODO DE UP DIFERENCIADO


Os pontos de experiência são obtidos ao derrotar inimigos. Ao derrotar o inimigo, ele dropará uma
orb de experiência, que vale tal valor, derrotando vários inimigos em sequência sem tomar dano, haverá um multiplicador de pontos, que conforme for aumentando, as orbs que você pegar enquanto esse multiplicador estiver ativo serão bem maior.
Você não tem um nível determinado no jogo, apenas pega seus pontos de experiência e investe em habilidades, aumentando sua força (que é fundamental para carregar armas pesadas), saúde, vitalidade, mana, entre outros.
Para investir os pontos de experiência terá um lugar determinado que você pode fazer isso, que é explicado no tutorial. Ao ir nesse local, você escolhe onde investir os pontos de experiência, aprimorar suas magias, ou investir em novas magias, aumentar seus músculos, resistência à dano. Enfim, várias possibilidades para você investir seus pontos de experiência e aprimorar seu personagem.

DICA : Investindo em magia, é possível fazer combinações do uso dela, como usar uma magia de escudo seguida de magia de força, entre outras possibilidades.


OUTROS 


- A trilha sonora do jogo é mediana, nada que você irá querer baixar o soundtrack para ouvir, mas segue o ritmo do jogo.
- Os personagens não têm expressões bem trabalhadas, e o movimento deles é muito 'robótico'.
- Os gráficos não são lindos à ponto de fazer os olhos brilharem, porém para sua época foi algo magnífico.
- Só há 2 finais possíveis no jogo, porém nenhum deles é aquele tipo de final que nos faça aplaudir.
- História razoável, não é muito boa apesar dos momentos tensos que nos façam se interessar para continuar jogando.
- Cada NPC é 'único', ou seja, se você matar o morador de tal casa, ele não aparecerá nunca mais. Ou seja, se você aniquilar uma cidade toda, virará uma cidade deserta.
- É possível reformar as suas residências e deixar bem mais 'confortável'.


Link para página de compra (R$16,99) : Clique Aqui
Link para o site com a tradução : Clique aqui

UM POUCO SOBRE FORSAKEN UPRISING


"Que?!" foi a primeira coisa que eu disse jogando essa obra prima... Vou relatar pra vocês como foi minha experiência com esse jogo:

Começou quando do nada me vejo numa floresta, sem suprimentos, e peladão vagando por aí. Logo de cara vejo um urso parado, sem fazer nada... Penso em ir para outra direção, até que vejo um porco/javali/capeta/seja lá o que for aquilo vindo na minha direção. Corri, até que do nada começo à levar dano, e quando olho pro lado tinha um urso ali me comendo a bunda tirando o precioso HP. Corri de novo, dessa vez estando próximo a um vilarejo, penso em me abrigar lá... MANO PRA QUE FIZ ISSO? Os guardas e os moradores vieram atrás de mim sem nenhuma razão, eu me sentia sendo o Chris do seriado TODO MUNDO ODEIA O CHRIS.
Não demorou muito para que urso, javali, guardas e outras pessoas juntas estivessem querendo me matar sem razão aparente. Depois que eu vi que no inventário eu tinha um bastão, resolvi ir pra cima deles, porém os golpes atravessavam os NPC's.
RESULTADO : MORTE 

Dei respawn próximo a um baú que tinha muitos itens e com isso consegui craftar roupa e algumas armas. Queria craftar mais coisas porém não tinha recursos, então tive a maravilhosa ideia de derrubar umas árvores pra pegar sua madeira, porém as árvores são 'atravessáveis', e não dava pra pegar pedra das rochas por nada no mundo. Ou seja, as única formas de conseguir itens é pegando-os dos baús.
Fui pra cima dos bichos que eu encontrava, e sempre que matava um eles dropavam uma caixa com algumas coisas, fui nos vilarejos e tive minha VINGANÇA, mas eu fiquei surpreso com uma coisa, eu tinha achado um bicho que não me atacava!! AS VACAS não me atacavam, até que resolvi tentar provocar dando um 'tótózinho' nela e do nada ela'NO QUE EU ME METI? QUE MUNDO É ESSE?' era tudo que eu me perguntava... Caixas flutuantes, várias fogueiras apagadas, nada fazia sentido... Meus itens sumiam das minhas mãos! Era muito triste... Tão triste quanto a morte de uma certa vendedora de flores em um jogo aí que não posso citar o nome por possíveis spoilers.


RESUMINDO

O jogo é simples e acaba se tornando divertido pelo simples fato de ser muito bizarro. 
Suas texturas são simples porém é possível presenciar diversas quedas de quadros por segundo.
Seu sistema de craftar é muito simples porém chega à ser um pouco confuso para quem não tem experiências em jogos de sobrevivência e um nível muito baixo de inglês, porém alguns minutos de jogatina e um pouco de paciência para explorar os recursos que o jogo oferece fará qualquer um pegar o jeito da coisa. 

Sem esquecer que ele é um MMO, porém é mais provável que você encontre petróleo no seu quintal do que um jogador no servidor.
Ele contém cartas colecionáveis, porém não são muito valiosas, e caso você pretende comprar ele, recomendo que espere uma promoção.


Link para página de compra (R$6,29) : Clique aqui

UM POUCO SOBRE METRO 2033





Fazia uns anos que eu ganhei esse jogo apenas por me cadastrar em um site, e me arrependo de não ter jogado-o antes, pois eu tinha um notebook muito fraco para jogos preguiça de baixar o jogo, sendo que minha NET é muito rápida, que acaba tropeçando de tanta velocidade lenta.


Até que resolvi dar uma chance para o jogo uns tempinho atrás, logo quando comecei a primeira fase babei nos gráficos prestei atenção nos detalhes das texturas, na jogabilidade e nos gráficos lindos de Deus. Após finalizar a primeira missão e parte do capítulo 1, simplesmente houve aquele 'desencanto' pelo jogo, achando que não seria lá aquelas coisas. Porém os gráficos não deixavam de ser lindos bagarai decidi de novo dar uma chance para os gráficos o jogo, até instalei tradução para o PT-BR, que ficou sensacional, e mandei bala do zero, para entender o jogo na integra, sem que passasse nada despercebido porque os gráficos passavam percebidíssimos, aquela coisa linda .


No mesmo dia que peguei pra jogar eu zerei, não que o jogo seja curto, mas fiquei quase o dia inteiro para finalizar a campanha dele. 
Mesmo o jogo não sendo Mundo Aberto, era possível explorar alguns cantos mais escondidos dos locais e achar balas militares, que é a moeda do jogo , do mesmo jeito das tampas de garrafas em FALLOUT


MUNIÇÃO E MOEDA


Como eu disse acima, o jogo utiliza como moeda para compras e vendas munições militares, não que elas sejam inutilizáveis em tiroteios, porém usar elas de forma errada é como jogar dinheiro fora

Você pode utilizar as munições militares para trocar por munições de outras armas e por equipamentos e outros armamentos, mas a munição que você pega em troca são feitas pelas pessoas presas no Metro, tendo uma taxa menor de dano. A maneira de diferenciar munição militar de outros tipos de munição é pelo seu brilho que mais parece ouro.





DIFICULDADE


Eu finalizei o jogo na dificuldade NORMAL, e posso afirmar que foi um dos FPS mais difícil que joguei, não tão difícil como o BLACK , porém não deixa de ser difícil. 
As razões por eu achar o jogo tão difícil se baseiam em 2 fatores:

1 - Munição
2 - Oxigênio 

O fato da munição ser usada como moeda no jogo, acaba sendo um fator que faz com que economizemos ela, porém a desgraça damunição 'não militar' acaba um pouco rápido em alguns momentos um pouco tensos, e as armas brancas são um tanto quanto fracas para alguns inimigos.
Já o problema do oxigênio é simples: A superfície está com o ar contaminado, e consequentemente usamos máscaras que filtram o oxigênio que respiramos. Porém o filtro de oxigênio de tempos em tempos tem que ser trocado para que você não sufoque com a máscara, mas não é tão fácil achar um filtro que preste caso você estiver longe de alguém que venda equipamentos. Lembrando também que a máscara pode quebrar caso você entrar em combate e não desequipar ela caso não haja a necessidade de você estar com ela, em outras palavras você estaria extremamente ferradoenrascado. Além de criaturas muito fortes e chatas de matar. 

A sorte grande do jogador é que o jogo não tem um medidor de vida, sendo igual um COD da vida (Só deixar as manchar vermelhas da sua visão sumirem)



OUTROS


- A trilha sonora do jogo é boa, pode se perceber isso em raros momentos que você 'toca' o violão ou ouve alguém tocando.

- O gráfico é extremamente lindo, porém requer um PC um tanto quanto bom.

- A jogabilidade é muito boa e fluída.

- Se você se manter no escuro, os inimigos terão muita dificuldade em te achar. Você pode usar um equipamento que não sei o nome que está no seu braço, ao lado do relógio para verificar se você está visível para alguém ou não. Se estiver vermelho é porque você está bem visível, amarelo é porque você está um pouco 'notável', e verde é porque você está praticamente invisível à olhos nus.

- A campanha dura por volta de 10 horas (eu finalizei em 9), e o jogo não oferece nenhum bônus ao finaliza-lo, nem mesmo uma modalidade diferenciada para quem é fã do jogo poder passar o tempo nele. E como o jogo não é mundo aberto, acaba ficando muito limitado em questão de REPLAY, ou seja, no máximo você vai poder jogar a campanha novamente em outra dificuldade.




Link para página de compra (Indisponível) (NORMAL) : Clique aqui
Link para página de compra (R$36,00) (REDUX) : Clique aqui

Link para baixar a tradução (NORMAL) : Clique aqui
Link para baixar a tradução (REDUX) : Clique aqui

sábado, 9 de abril de 2016

UM POUCO SOBRE TO THE MOON




"To The Moon"... O que falar desse jogo que foi uns dos melhores já feitos pelo RPG Maker
Até hoje sinto aqueles arrepios ao me lembrar de quando finalizei essa obra, ouvindo sua incrível OST que parecia ter sido composta por anjos...


Talvez você esteja se perguntando a razão pela qual a primeira postagem do blog seja referente a um jogo feito pelo RPG Maker, e a resposta é simples : Esse jogo foi o que mais mexeu comigo. Por mais simples que ele seja pelas limitações do RPG Maker, ele não deixa de ter uma incrível trilha sonora, capaz de fazer até marmanjos chorarem como garotinhas no final das contas. 

É igual o Batman Vs SuperMan, em vez de Batman dizer "Você sangra? Vai Sangrar." ele dizer "Você chora? Vai chorar."...

Independente de ser feito pelo RPG Maker, o jogo não deixa de ser bonito, ter um colorido cativante em comparação a outros jogo feitos por essa ferramente.

Vamos falar um pouco de sua estória sem deixar spoilers desgraçados para estragar a possível primeira vez que você for jogar? 

Antes de tudo, pense : qual seria seu maior desejo em seu leito de morte? Pois é praticamente disso que se trata To The Moon


Os protagonistas são Dra. Eva Rosalene e Dr. Neil Watts, dois cientistas muito doidos que trabalham como 'realizadores de sonhos', que tem como serviço realizar o sonho de Johnny, um senhor viúvo que estaria inconsciente e muito próximo de falecer. Para realizar o sonho de Johnny, havia uma máquina futurística na qual os cientistas utilizavam para viajar nas lembranças e alterar a memória de quem estivesse à falecer, para que essa pessoa acreditasse ter realizado seus sonhos e ter vivido da forma que desejava. Porém não é tão simples viajar nas lembranças das pessoas, pois haverá puzzles em sua jornada nas lembranças de Johnny, e um pouco de mistério em relação a vida dele, na qual será crucial que seja desvendado para que a estória seja compreendida. Não irei citar mais para evitar spoilers para o pessoal que nunca jogou! 

A duração de Gameplay é de 4 à 5 horas, dificilmente alguém irá demorar mais que isso para finalizar o jogo. 

Ele contém 2 DLC's gratuitas até o momento, porém ambas não foram traduzidas para o português de Portugal, que seria um dos idiomas que há no jogo, desmotivando nos, brasileiros, à jogar elas.

Acima de tudo, a beleza desse jogo está muito além do que os jogos podem ver!

Link para página de compra (R$16,99) : Clique aqui